Sejam bem vindos ao meu blog! Vocês terão uma ótima experiência com desenho, cenas 3D, hardware e outros assuntos interessantes.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Funcionamento do Turbo e MeshSmooth

   Oi!

   Nesta postagem, irei mostrar pra vocês o funcionamento dos dois modificadores mais comuns para suavizar uma malha 3D: o TurboSmooth e MeshSmooth. Os usuários iniciantes do 3DS Max, normalmente, costumam ter uma certa dificuldades ao usá-los. Aqui eu mostro, de uma forma simples, como controlar o arredondamento na malha, deixando partes (quinas e cantos) do objeto com suavização mais alongada (no caso de objetos mais arredondados) e como deixar com suavização mais restrita em pequenas áreas (mais aguda).


 2º
 3º
 4º
 5º
 6º
 7º
 8º
 9º
 10º
 11º
 
   Além deste post, recomendo o tutorial "O Funcionamento do MeshSmooth" do usuário Rakin (da trêsd1) no link: http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/o-funcionamento-do-mesh-smooth


2 comentários:

Aline disse...

Como faço para aplicar mesh smooth em um arquivo que importei do auto cad para o 3ds max? Mas precisamente quando tenho um objeto curvo.

EmersonArts disse...

Olá moça!
Bom! Para esse tipo de pergunta eu vou ter que testar aqui, pois nunca fiz esse tipo de teste e dificilmente mexo no AutoCAD. Vou verificar aqui e depois lhe informo como se faz, tá bom?

Fiz O teste aqui. A aplicação é da mesma forma quando se aplica o modificador em um objeto comum do Max mesmo. Você só deve tomar cuidado com os cantos e quinas que deseja que permaneçam duros. Para issso, deve chanfrar estes locais (da mesma forma que mostro aí nas imagens logo acima).

Os objetos 3D importados para o Max a partir do AutoCAD, eles se tornam objetos Mesh (seria a mesma coisa que clicar com o botão direito do mouse e selecionar Editable Mesh). Da mesma forma, você poderia transformar em Editable Poly e fazer os chanfros, caso não saiba usar o Mesh. Mas é fácil, e você vai ver que os comandos entre os doiu são muito semelhantes, a diferença é que o Editable Mesh tem menor quantidade de opções que o poly.

Os testes que fiz aqui foi com um pentágono e com um cilindro. Qualquer dúvida, poste aí. Se quiser, me mande por e-mail o tal objeto aí.