Sejam bem vindos ao meu blog! Vocês terão uma ótima experiência com desenho, cenas 3D, hardware e outros assuntos interessantes.

sábado, 22 de outubro de 2011

Iluminação de Uma Cena Externa (mental ray)

   Oi gente!

   No site da tresd1 está havendo um grupo de estudos onde poderá fazer o que quiser com a cena disponibilizada e postar as imagens dos renders com comentários informando o que foi feito para se chegar ao resultado que está na imagem.

   Quem quiser participar do grupo de estudo aqui está o link:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/78262

   Eu fiz algumas configurações e postei no grupo de estudos. Vou aproveitar e postar aqui também. Espero que isso possa ajudar alguém que tenha dificuldade em configurar cena externa no Mental Ray.


 2º
 3º
 4º
 5º
 6º
 7º


   Depois de ter feitos os testes e configurações, o resultado da imagem renderizada foi esta logo abaixo:



   Aqui eu apliquei alguns materiais básicos e vegetação simples pra ficar com um visual um pouco melhor.


   Eu não me preocupei muito com as árvores da cena, somente a iluminação mesmo.



   Como a cena estava com muito branco, decidi colocar uma textura em algumas partes da casa. Parece ter ficado melhor, mas sentir a necessidade de uma cor para combinar mais com a textura.




   Aqui já com uma cor para combinar um pouco mais com a textura. Poderia ser outra, mas escolhi esta mesmo sem fazer muitos testes.



   Nesta última cena dá pra notar alguns problemas com o piso da piscina. A minha prioridade era testar o material da água com o efeito Caustics. Vou melhorar este efeito e, aí então, me preocupo com o piso azul.
   Preciso colocar alguns móveis lá dentro da casa.






2 comentários:

Samuel Araújo disse...

O resultado ficou legal cara.

EmersonArts disse...

E aí Julio. Valeu pelo comentário. Só uma coisa que precisa ser corrigido no tutorial: é o valor do FALLOF do FG que está muito pequeno (750cm). Deveria ser no mínimo 2.500cm.